180 Followers
6 Following
andrenobrega

Omnilogikos: literati

I'll post here all the book related content that I usually share on my blog, be it comments, reviews, quotes or whatever else.

Currently reading

L'Assommoir (The Dram Shop)
Robin Buss, Émile Zola
Dicionário de Lugares Imaginários
Carlos Vaz Marques, Ana Falcão Bastos, Alberto Manguel, Gianni Guadalupi
Progress: 60/1040 pages

Hän Solo de Rui Lacas

Ora aqui está uma BD que li apesar de ter sido desaconselhada. A verdade é que gosto de ir dando uma vista de olhos ao que é publicado a nível de banda desenhada em Portugal e ainda que os primeiros leitores de Hän Solo me tenham dito que não valia a pena o esforço, a minha teimosia venceu, agora que a minha memória foi reavivada pelo facto deste livro ter sido premiado numa convenção de BD recente.
Hän Solo é um trabalho que versa um momento da vida de Hän, um holandês bipolar que depois de fazer Erasmus em Portugal acaba por decidir cá ficar a tentar a sua sorte. Rui Lacas tem aqui uma base que lhe permitiria imensas possibilidades de exploração, desde a situação de um estrangeiro em Portugal, o preconceito, a xenofobia ou a aculturação; a relação amorosa estranha com uma portuguesa; o facto de querer trabalhar como fotógrafo, a desvalorização da profissão, os problemas de desemprego jovem; a doença bipolar em si ou a sua relação com todos os restantes problemas de Hän. A verdade é que o autor falhou em toda a linha. Depois de criar esta personagem, todas estas coisas foram simplesmente atiradas para o enredo - ou falta dele - até se alcançar um final que resolve uma parte dos problemas quase por magia ou acaso e ignora os restantes.
A ilustração é mediana, sem ser original nem interessante nem especialmente mal conseguida.
Assim sendo, só me falta perceber como é que esta obra foi sequer nomeada para prémios como melhor arte, melhor publicação nacional ou, pior ainda, melhor argumento. Menos ainda percebo como é que o público votou de forma a esta obra ser a vencedora destes três Troféus Central Comics, especialmente considerando que conheço muitos dos outros nomeados e que são trabalhos bastante superiores.
Não recomendo perder tempo com esta obra, a não ser que tenham uma obsessão por conhecer tudo o que é publicado em Portugal.

 

Esta opinião foi originalmente publicada no meu blog.

Source: http://omnilogikos.blogspot.pt/2013/07/han-solo-de-rui-lacas.html