180 Followers
6 Following
andrenobrega

Omnilogikos: literati

I'll post here all the book related content that I usually share on my blog, be it comments, reviews, quotes or whatever else.

Currently reading

L'Assommoir (The Dram Shop)
Robin Buss, Émile Zola
Dicionário de Lugares Imaginários
Carlos Vaz Marques, Ana Falcão Bastos, Alberto Manguel, Gianni Guadalupi
Progress: 60/1040 pages

Pela Sua Saúde de Pedro Pita Barros (Ensaios da Fundação #33)

Pela Sua Saúde - Pedro Pita Barros
A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem publicado nesta colecção "Ensaios da Fundação" trabalhos interessantes sobre temas relevantes para pensar e repensar Portugal de uma forma informada. Fiquei logo com vontade de ler alguns, de várias áreas, com algum destaque para a saúde, a economia e o estado social. A Daniela ofereceu-me o Pela Sua Saúde, pelo que foi por este que comecei a explorar a colecção. O autor - Pedro Pita Barros - é um economista, professor catedrático e investigador nessa área e editor de revistas de Economia da Saúde, pelo que se propõe a olhar para o Serviço Nacional de Saúde analisando os seus problemas, as possíveis melhorias, os caminhos para a sua evolução tendo particularmente em conta a limitação de recursos do estado português.
A leitura deste pequeno ensaio foi bastante enriquecedora, mesmo tendo em conta que já parti com bastante informação sobre o tema. O autor aborda de forma lúcida e relativamente isenta as principais questões de relevo na discussão da dita "sustentabilidade" de um serviço de saúde financiado pelo estado. O livro começa por uma descrição geral do SNS, segue para a análise directa da sua sustentabilidade financeira, examina a organização e funcionamento do SNS e por fim a relação entre o cidadão e o SNS, terminando com algumas considerações gerais.
Como ensaio curto, este não é um livro em que os temas são explorados à exaustão, com bases científicas e ideológicas explicitadas e bem destrinçadas. Um exemplo disto é a sua abordagem das taxas moderadoras, que discute tendo em conta o seu aumento e aplicação diferencial mas nunca analisando as provas (ou ausência delas) da sua eficácia como factor redutor de desperdício em saúde ou dos seus efeitos de criação de desigualdade e potencial impedimento de acesso a cuidados que se querem universais. No entanto o autor consegue atingir o seu objectivo: fornecer ao leitor as bases e os pontos fulcrais para que possa pensar sobre o assunto, informar-se mais detalhadamente e participar activamente na sua discussão.
Assim sendo, recomendo a leitura de "Pela Sua Saúde" como ponto de partida para quem quer participar activamente na discussão eterna sobre o SNS, sabendo desde já que terão que progredir de seguida para outras leituras no sentido de criar e fundamentar opiniões. Pretendo ler mais livros desta colecção e agradeço recomendações a quem já tenha lido alguns.
Source: http://omnilogikos.blogspot.pt/2013/12/pela-sua-saude-de-pedro-pita-barros.html